Intro
Homepage
Empresa
Produtos
Catálogo
A Cor
Simulador Cores
Noticias
Contactos




A luz é uma forma de energia electromagnética com comprimento de onda entre os 400 e 700 manómetros. É a porção visível do chamado espectro electromagnético, ou seja, os nossos olhos conseguem captar e formar imagens com a luz reflectida pelos objectos. Dependendo da frequência, a luz tem uma cor: 400 nm é violeta, 500 nm é verde, 600 nm é amarelo e 700 nm é vermelho, etc.

A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes reflectem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
Assim, um objecto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro electromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objectos do espaço com maior precisão.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (amarelo, azul e , enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.